Instituto da Catarata
A Fundação Lions do Distrito LC-2 em parceria com a Escola Paulista de Medicina, em 1995, criou o primeiro Instituto da América Latina para o combate à Catarata, o “Instituto da Catarata”.
O Instituto, instalado no andar térreo do Edifício Lions, possui 4 consultórios com toda infra estrutura de apoio. Os equipamentos e aparelhos necessários para o atendimento foram adquiridos através de recursos do Lions Club International Foundation.
Banco de Óculos Ernesto Fischmann
O banco de óculos da Fundação Lions do Distrito LC-2 está organizado em sala apropriada e atualmente está com um estoque de 1500 armações de óculos, devidamente higienizadas e catalogadas.
As pessoas que nos procuram em sua maioria são carentes, encaminhada por Lions Clubes, instituições assistenciais e hospitais.
Graças a doação de um aparelho de limpeza e higienização pelo processo de ondas ultra-sonicas é que se permitiu a eliminação de sujeiras e microorganismos existentes nas armações de óculos recebidas, o que nos proporcionou uma excelente qualidade no trabalho.
Com o voluntário profisssional do ramo óptico conseguimos nos organizar e aprimorar os serviços neste setor.
Estimulação Visual Precoce
O Setor de Estimulação Visual Precoce atende crianças portadoras de deficiência visual, tais como: catarata congênita, glaucoma congênito, estrabismo, retinopatias, amauroses congênitas, visão sub-normal, patologias neuro-oftalmológicas entre outros.
Essas crianças são encaminhadas por diversos setores da oftalmologia da Escola Paulista de Medicina e outras instituições.
O trabalho é desenvolvido no Edifício Lions, de forma gratuita, por profissionais fisioterapeutas com técnicas em estimulação óptico visual.
Com a preocupação de fornecer brinquedos adequados ao processo de habilitação e reabilitação, que promovam a estimulação das crianças não só em seu ambiente ambulatorial, mas também em suas rotinas diárias, foi criada a Oficina de Brinquedos, onde pedagogas ensinam e desenvolvem colaborativamente com os pais ou cuidadores das crianças, formas de criar brinquedos especiais e específicos a cada patologia.
Para um tratamento mais abrangente, não somente das crianças, mas também de seus pais e familiares, foi inserido o acompanhamento psicológico.
Bazar da Pechincha
Instalado no Edifício Lions, o bazar tem por objetivo a arrecadação de receita, bem como proporcionar às pessoas carentes a possibilidade de adquirirem boas mercadorias, por um preço baixo.
Esta atividade só é possível graças ao efetivo trabalho realizado por voluntárias, que, diariamente, se empenham para o sucesso das vendas. O bazar é mantido com doações feitas pelos diversos Clubes de Lions.
Corpo de Voluntárias
Em agosto de 2005, o “corpo de voluntárias” tornou-se parte integrante da Fundação Lions, atuando na área administrativa, bazar da pechincha, banco de óculos, Instituto da Catarata e Estimulação Visual Precoce.
Diariamente, as voluntárias servem aos pacientes chás, cafés, além de lanchinhos e bolachas.
Nas datas comemorativas, como “Festa junina”, “Dia da criança” e “Natal” são realizadas festas com a distribuição de doces e brinquedos.
COTAS - Centro de Orientação e Treinamento de Ações Sociais
O objetivo do COTAS é ministrar cursos e palestras aos líderes comunitários, instituições filantrópicas e pessoas comuns da sociedade.
Essas palestras abordam questões elementares e promovem o engajamento social de seus participantes, contribuindo assim, para a melhoria do bem estar da comunidade em geral.
Através do COTAS essas ações são ministradas e repassadas em caráter inteiramente gratuitas e fornecidos certificados de conclusão.
A estrutura de assuntos e temas é permanentemente atualizada em função da conjuntura social do país. Novos temas são abordados e constantes aperfeiçoamentos são realizados em sua estrutura.